Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

gaivota doente

Animais Selvagens Doentes - veja os contactos de organismos públicos que podem ajudar na lista ao lado

Em caso de animais selvagens feridos, contacte o SEPNA / GNR ou o ICNF - veja mais neste texto

.

O envenenamento de animais é um crime, contacte o SEPNA / GNR ou o ICNF 

Animais perdidos e abandonados:

Pode recolher o animal e contactar os organismos públicos para cada uma das situações deverá seleconar a melhor opção. O apoio dos centros de atendimento médico veterinário é limitado no apoio que lhe poderá dar.


O que o seu veterinário pode fazer?

A equipe do hospital veterinário poderá verificar se o animal, cão ou gatos, tem microchip e verificar o registo na base de dados nacional. No caso do animal estar registado poderá assim ser informado o tutor dos animais perdidos

 

O que os organismos públicos podem fazer?

Portugal tem uma rede de Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA). Se encontrou um cão ou gato ou se o seu companheiro desapareceu deverá fazer ai uma consulta de animais encontrados e que estão alojados no CROA. Estes centros recolhem e abrigam os animais e estão divididos por conselhos.
Centro de Recolha Oficial de Animais de Matosinhos, Custóias, 229392430
Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto, Porto · 22 834 9490
Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia da Maia, Folgosa, contacto 939044302
Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal de Gaia, Avintes, 223742445
Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Gondomar, São Cosme, 932024548

 

Encontrei um pombo, uma gaivota, um pombo ou outro passáro …. o que fazer?

Encontrei um animais Selvagens o que fazer?

Os centros médicos veterinários podem dar alguma ajudar quando encontramos um cão ou um gato perdido, no entanto outras espécies de animais devem ser conduzidas para os organismos públicos existentes para apoio a estas situações.

Em caso de animais selvagens feridos, contacte de imediato o SEPNA / GNR ou o ICNF.
SEPNA /GNR (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente)
O serviço de atendimento telefónico SOS ambiente e território – 808 200 520 é um número de telefone disponível 24 horas por dia durante todo o ano ou R. do Carmo, 4050-164 Porto, Telefone: 22 339 9600 
ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) Estr. da Circunvalação 11846, 4460-281 Sra. da Hora Telefone: 22 002 8560


O que fazer se suspeita de morte de um animal por envenenamento?

  1. Não toque no animal sem proteção: Utilize luvas para evitar o contacto com possíveis substâncias tóxicas.
  2. Impeça o acesso de outros animais e pessoas: Isole a área para prevenir mais vítimas.
  3. Reúna informações: Se possível, tente identificar a possível substância ou isco que causou a morte. Fotografe qualquer embalagem, rótulo ou vestígio suspeito. Anote o local exato onde o animal foi encontrado e as circunstâncias.
  4. Contacte as autoridades competentes:
    • SEPNA/GNR (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana): Ligue para a linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520 ou para o número direto 217 501 080. Eles são a principal entidade a contactar em casos de suspeita de envenenamento de animais, especialmente em espaços públicos ou envolvendo animais selvagens.
    • Polícia de Segurança Pública (PSP): Se não conseguir contactar o SEPNA/GNR, apresente queixa no posto da PSP mais próximo.
    • Câmara Municipal: Algumas câmaras municipais possuem serviços de recolha de animais mortos e podem iniciar procedimentos de investigação.
  5. Forneça todos os detalhes: Ao contactar as autoridades ou o veterinário, descreva detalhadamente o que observou, incluindo os sintomas que o animal possa ter apresentado antes de morrer (se aplicável), o local onde foi encontrado e qualquer outra informação relevante.
  6. Não remova o corpo do local: Aguarde as instruções das autoridades antes de mover o animal, pois este pode ser uma prova importante para a investigação.
  7. Se tiver outros animais: Mantenha-os afastados da área e observe-os atentamente para detetar quaisquer sinais de envenenamento. Contacte o seu veterinário se notar algo de anormal.
  8. Apresente queixa formalmente: O envenenamento de animais é crime. Insista em apresentar uma queixa formal às autoridades para que o caso seja investigado.
  9.  
  10. O que o seu médico veterinário pode fazer se suspeita de morte de um animal por envenenamento?

  11. O Médico Veterinário: pode avaliar a situação e, se necessário, realizar uma necropsia para determinar a causa da morte e recolhr amostras para análise toxicológica.. O nosso Hospital realiza a necrópsia de animais de estimação, contudo em caso de envenenamento, para poderem ser feitos testes toxicológicos, recomendamos o contacto direto com o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV), na região do Porto LNIV  está localizado na R. dos Lagidos, Vairão, 252 660 600.