2025-02-26
As bolas de pelo são um problema comum em gatos, especialmente nos gatos de pelo comprido e gatos que não são escovados com frequência. O animal com esta doença vem muitas vezes à consulta de urgências veterinárias 24h com sinais de vómito. Esta é uma situação relativamente fácil de resolver e prevenir, contudo, por vezes é necessário recorrer aos nossos serviços de hospitalização e mesmo ao internamento felino. O hospital veterinário da ANIMALcare pode ajudar a diagnosticar e tratar este problema, bem como fornecer orientações sobre como prevenir estas situações.
Sim, um grande tufo de pelos ingerido pode bloquear o trato intestinal de um gato e representar uma ameaça mortal.
Simples, ocasionalmente, o seu gato, faz algo alarmante e um tanto nojento. Levanta-se sobre as patas, vomita convulsivamente por um ou dois momentos e cospe o que pode parecer à primeira vista um aglomerado húmido. O que o animal expeliu foi um tricobezoar, um tampão de pelo não digerido que é vulgarmente designado por bola de pelo.
Figura 1 - Tricobezoar, também conhecidas por bolas de pelo, embora não tenham frequentemente a forma de bola. São um tampão de pelo não digerido que provoca o vómito no seu gato.
Estas bolas são de tamanho variável; embora tenham geralmente cerca de 2,5 cm de comprimento, podem ter até 13 cm de comprimento e 2,5 cm de espessura. A cor é sobretudo a da pelagem do gato, escurecida pela cor da comida do animal e por várias secreções gástricas, como a bílis verde. A matéria vomitada terá normalmente um odor desagradável, mas tolerável.
Não, são geralmente finos e cilíndricos, com um formato mais parecido com um charuto ou uma salsicha do que com uma bola. A forma alongada de uma bola de pelo vomitada é transmitida pelo estreito tubo alimentar (esófago) no qual passa na sua viagem do estômago do gato para o mundo exterior. No entanto, observa que uma bola de pelo que não é expelida e permanece no estômago será de facto redonda — “como uma esponja ou uma meia enrolada”.
As bolas de pelo são formadas quando:
Figura 2 - Escovar o seu gato ajuda a eliminar o pelo morto que não é ingerido após o seu gato se lamber.
1 - A história clínica é fundamental para conhecer os hábitos de higiene do seu gato.
2 - O veterinário pode realizar um exame físico para verificar se à palpação deteta as bolas no estomago ou se há sinais de obstrução intestinal.
3 - Podem ser necessários exames de imagem, como radiografias ou ultrassonografias, para visualizar a bola de pelo e avaliar o estado do sistema digestivo do gato. Os meios de diagnostico de imagiologia rx e ecografia são hoje uma grande ajuda ao diagnóstico
4 - Em casos mais graves pode ser necessários exames de sangue que possibilitam também o seu médico veterinário avaliar se não existem outras complicações.
O tratamento depende da gravidade do caso e do tempo que decorre desde que o seu gato apresenta sinais desta doença.
Figura 3 - A Dieta rica em fibras pode ajudar na eliminação dos pelos e a administração de laxantes ou lubrificantes facilita a eliminar das bolas de pelo pelas fezes no gato.
Sim, o seu veterinário ou a nossa equipe de enfermeiros médicos veterinários pode fornecer orientações sobre como prevenir a formação de bolas de pelo, como:
1 - Escovagem regular do pelo do gato, especialmente durante a época de muda.
2 - Dieta rica em fibras para ajudar na eliminação dos pelos.
3 - Uso de produtos específicos para ajudar na eliminação dos pelos, como pastas ou petiscos.
4 - Estimule a ingestão de água por parte do animal.
Não se esqueça, o vómito no gato é muitas vezes provocado por esta simples situação e um motivo frequentes de visita aos serviços veterinários e consultas. Esta situação é frequente e simples alterações da forma como lida diariamente com o seu gato podem fazer toda a diferença. Se o seu gato apresentar algum destes sinais, é importante procurar um veterinário o mais breve possível.
Login / Registo