Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

HORÁRIO

Segunda a Sexta 9h - 21h|Sábado 10h - 20h|Domingo e feriados 24h|Visitas aos Pacientes Segunda a Sábado 11h - 12h30 e 16h - 18h

Consultas

Consultas

marcar consulta

Consultas

Consulta Veterinária: Tudo o que precisa de saber

Quando devemos fazer uma consulta veterinária?

A consulta de veterinária está indicada por 5 razões fundamentais:
Exames regulares: É importante levar o seu animal de estimação ao veterinário para exames regulares, mesmo que ele pareça saudável. A frequência dos exames dependerá da idade, raça e estado de saúde do animal. Animais muito jovens e idosos necessitam de consulta
veterinária com maior regularidade. Os mais jovens para que o crescimento seja saudável e os mais velhos para detetar e prevenir patologias  típica do envelhecimento
Sinais de doença: Se o seu animal apresentar qualquer sinal de doença, como letargia, perda de apetite, vómitos, diarreia, dificuldade em respirar, etc., leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
Vacinação: As vacinas são essenciais para proteger o seu animal de doenças graves. Leve o seu animal ao veterinário para seguir o calendário de vacinação recomendado. Não esqueça os animais mais jovens necessitam de repetir as vacinas durante os primeiros meses, animais com mais de um ano tem que fazer pelo menos uma vacinação por ano que engloba as diferentes doenças.
Desparasitação: A desparasitação interna e externa é essencial para prevenir doenças parasitárias. Leve o seu animal ao veterinário para saber qual o melhor método de desparasitação para ele. 
Cirurgias: Se o seu animal precisar de uma cirurgia, leve-o ao veterinário para uma avaliação pré-operatória. Esta consulta permite avaliar o risco do seu animal para a realização da cirurgia.

Quem deve fazer a consulta veterinária?

A consulta veterinária deve ser feita por um médico veterinário qualificado. O veterinário irá avaliar o estado de saúde do animal, diagnosticar qualquer problema e recomendar o tratamento adequado. Esta consulta pode antecipar alguns tratamento.

Como é feita a consulta veterinária?

A consulta veterinária geralmente consiste em:
Anamnese: O veterinário irá fazer perguntas sobre o histórico de saúde do animal, como alimentação, hábitos, vacinação, desparasitação, etc.
Exame físico: O veterinário irá examinar o animal, observando os seus sinais vitais, palpação, auscultação, etc.
Exames complementares: Se necessário, o veterinário poderá realizar exames complementares, como exames de sangue, radiografias, ecografias, etc.

Como está organizada e quais as fases da consulta?

A consulta veterinária geralmente está organizada em 4 fases:
Acolhimento: O animal e o seu tutor são recebidos pela equipa do consultório, clínica ou hospital veterinário, feita a identificação e a pesagem.
Anamnese: O veterinário faz perguntas sobre o histórico de saúde do animal.
Exame físico: O veterinário examina o animal.
Conclusão e tratamento: O veterinário apresenta o diagnóstico, explica o tratamento e responde às dúvidas do tutor.

Quanto demora uma consulta veterinária?

O tempo da consulta veterinária pode variar de 15 minutos a 60 minutos, mas em média alocamos 30 minutos de tempo de consulta. Consultas mais complexa como por exemplo as consultas de comportamento, outras especialidades ou consultas com exames podem necessitar de mais tempo. As consultas de acompanhamneto são geralmente mais rápidas. O agendamento é essencial para evitar tempos de espera. Contudo, por vezes somos surpreendidos com consultas de urgência que podem alterar os tempo de espera.

Quais as conclusões?

No final da consulta veterinária, o tutor deverá ter um diagnóstico do problema de saúde do animal e um plano de tratamento. Por vezes não se consegue oferecer logo um diagnóstico e é necess?aio a realização de
mais exames. O aparecimento de animais cada vez mais velhos são por vezes razões que dificultam o diagnóstico. Muitas patologias aparecem associadas a múltiplas doenças. O veterinário também poderá fornecer informações sobre prevenção de doenças e cuidados com o animal.

Dicas para uma melhor consulta veterinária

Leve o seu animal de estimação se possível em jejum.
Leve o boletim de vacinas e outros documentos importantes do animal.
Anote as suas dúvidas sobre o seu animal.
Seja honesto com o veterinário sobre o comportamento e hábitos do animal.
Seja honesto com o veterinário sobre o seu comportamento e hábitos para com o seu companheiro de quatro patas. Sabemos que gosta muito do seu amigo por isso não omita a informação.
Siga as instruções do veterinário à risca.

Lembre-se: A consulta veterinária é essencial para garantir a saúde e bem-estar do seu animal de estimação.

 

Sugestão de artigos

Os perigos da Carraça ao seu cão ou gato

As carraças são um dos parasitas externos mais conhecidos, no entanto ainda surgem algumas dúvidas sobre quais as doenças que podem ser transmitidas; a real importân...

2019-03-15

Ler mais

Úlcera Indolente em cães

Uma das lesões oftalmológicas mais comuns nos animais de companhia são as úlceras superficiais. Estas úlceras apresentam diferentes causas, no entanto, a maioria, re...

2021-01-26

Ler mais

Pipetas de cão em Gato? NÃO!!!

Então, porque não dar desparasitante externo de cão ao gato? Podíamos pensar que é uma estratégia de marketing, mas não, apenas uma gota pode ser fatal!! Porquê?

2021-07-19

Ler mais

As questões mais frequentes da esterilização ou ca...

Nesta seção tentamos responder a algumas questões relacionadas com a esterilização ou castração dos nossos animais. Contacte o hospital veterinário. A nossa equip...

2020-09-14

Ler mais

Parvovirose Canina

A parvovirose canina é uma doença vírica infetocontagiosa, com elevada morbilidade e mortalidade, transmitida entre cachorros, que causa distúrbios gastrointestinais ...

2024-01-22

Ler mais

Como dar medicamentos a cão e gato

Quando se trata de medicar nossos amigos patudos, pode ser um desafio. Mas não precisa ser!

2024-04-27

Ler mais