Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

Saúde Oral nos Animais de Estimação

 
Saúde Oral nos Animais de Estimação?

Saúde Oral nos Animais de Estimação?

2023-11-01

A saúde oral é essencial para o bem estar do seu animal. Várias patologias têm início pelo facto da boca do seu patudo não estar em boas condições. As consultas de saúde oral permitem despistar as patologias e realizar tratamentos. Os dentes são essenciais para a vida saudável e fontes de informações sobre o bem estar do seu patudo.

Consegue saber a idade de um cão ou gato pelos dentes?

Felizmente, uma visão da boca do seu animal de estimação, gato ou cão, pode ajudá-lo a definir uma faixa etária geral. Os incisivos, dentes pontiagudos usados para rasgar a comida em pedaços pequenos, geralmente aparecem entre as duas a quatro semanas de idade para gatos e entre as quatro a seis semanas para cães. Não podemos garantir a idade correta, mas prever um intervalo de semanas. 

Porque o meu cão ou gato está a perder os dentes?

Na maioria das vezes, quando um animal de estimação adulto perde um dente, é devido a uma doença periodontal significativa. Frequentemente, há outros dentes soltos ou doentes que podem causar desconforto ao seu animal de estimação. A doença periodontal é muito comum nos animais de estimação e pode afetar significativamente sua qualidade de vida. Não é raro que durante o procedimento de extração e limpeza dos dentes o seu veterinário seja obrigado a retirar mais dentes. Isso deve ser feito para evitar futuros problemas. Siga as instruções do seu veterinário cuidadosamente quando se trata de dar medicamentos para o controle da dor do seu companheiro. 

Dentes em más condições em cães e gatos podem causar problemas e dor?

Algumas das causas mais comuns de problemas e dor na boca de cães e gatos incluem gengivas infecionadas ou inchadas, dentes partidos e acumulação de tártaro. No caso dos cães podem desenvolver-se cáries. Nesse sentido o seu veterinário deverá identificar a causa do problema e da dor oral do seu cão ou gato. Frequentemente, a falta de cuidado de saúde oral pode resultar em problemas de saúde mais graves, como infeções, perda de dentes e outros problemas sistémicos. A boca é frequentemente o local de entrada de microorganismos para outros órgãos. Siga as instruções do seu veterinário cuidadosamente quando se trata de problemas de saúde oral dos seus companheiros porque estas situações podem ser agravadas e causar patologias mais graves.

Quais são os principais sinais de problemas dentários em cães e gatos?

Os principais sintomas de que o seu cão ou gato pode ter doença periodontal ou outros problemas dentários são: deixar de comer ou dificuldade em comer; excesso de produção de saliva e baba; saída de descarga pelo nariz; inchaço sob os olhos; mau hálito; descoloração dos dentes; apresentação de tártaro; dentes partidos, soltos ou ausentes

 

                                 

Figura 1A: Cão com tártaro

 

        

 Figura 1B: Cão anestesiado com grande acumulação de tártaro. A compressa serve para humedecer a língua e manter o sinal recolhido pelo pulsioximetro conectado a um monitor de anestesia com leituras constantes para melhorar a segurança da anetesia e do procedimento.

O que posso fazer pelos dentes e qual é o melhor tratamento para a doença da gengiva do cão e gato?

Existem vários tratamentos para os dentes e doença da gengiva do cão e gato. Esses tratamentos são frequentemente mais simples quanto mais cedo é diagnosticado. Os tratamentos incluem, por exemplo: a lavagem ou escovar da boca para manter a saúde bucal de um cão em boa forma, o alívio da dor com anti-inflamatórios, o recurso a antibióticos em caso de infeção e a limpeza dentária feita sob anestesia geral, chamada de Destartarização. São situações que devem ser avaliadas durante uma consulta veterinária.  O veterinário pode prescrever antibióticos e anti-inflamatórios não esteróides para tratar qualquer dor causada por infeção gengival. Contudo, frequentemente poderá ser necessário anestesiar o seu companheiro para um exame, limpezas ou ações corretivas mais cuidadosas.

 

       

Figura 2A: Destartarizador  

Figura 2B: Cão anestesiado durante um procedimento de tratamento e
limpeza dentário. A anestesia é essencial para a realização de um bom
tratamento dentário em cão ou gato  e melhorar o bem estar do seu
animal

Por que a anestesia geral é necessária?

Ao contrários dos seres humanos a grande maioria dos procedimentos dentários em animais são realziados com o recurso a anestesia geral. As razões para esta necessidade são muito variadas mas resultam principalmente de :

Impossibilidade de cooperação: Animais não compreendem a necessidade de ficar parados durante um tratamento odontológico. A anestesia garante a imobilidade necessária para um trabalho detalhado.
Dor: A boca é uma região sensível e os procedimentos dentários podem ser dolorosos. A anestesia impede que o animal sinta qualquer desconforto.
Complexidade dos procedimentos: Muitos tratamentos odontológicos exigem precisão e tempo, o que seria impossível de alcançar com o animal consciente.

Pode um cão ou gato sobreviver sem dentes e que cuidados devo ter para cães desdentados?

Um cão ou gato pode sobreviver sem dentes, estas situações podem ser geridas através de alterações da alimentação. Quer o seu cão não tenha dentes ou tenha poucos dentes poderá assim levar uma vida normal. Contudo, é essencial cuidar dos dentes remanescentes e das gengivas. Escovar regularmente os dentes continua a ser necessário e no caso de um animal completamente desdentado deverá escovar as suas gengivas com regularidade.  Serão as suas ações, efetuadas na rotina, que permitem manter uma melhor qualidade de vida e um maior bem-estar animal do seu gato o cão. 

Com que idade os cães e gatos mais velhos começam a perder dentes?

A idade com que os cães e gatos mais velhos começam a perder dentes varia com o estilo de vida, hábitos alimentares e cuidados prestados durante a sua vida. O desgaste e doenças gengivais são mais comuns quando o seu cão ou gato tem entre 5 e 10 anos de idade. Contudo estas situações podem ser corrigidas, o que aumenta a esperança média de vida dos seus animais. Animais de estimação idosos podem eventualmente perder dentes devido a cáries ou doenças gengivais, e os seus dentes podem apresentar desgaste considerável. Só o veterinário é que pode prescrever medicações para tratar qualquer dor causada por infeção gengival ou outras situações dentárias. 

 

Figura 3: Uma boca saudável permite uma correta alimentação e redução de outras patologias secundárias.

O que podemos fazer para eliminar ou reduzir as bactérias na boca de um cão ou gatos?

Existem várias alimentos e soluções naturais que podem ajudar a controlar o hálito dos seus animais de estimação. Para além disso alguns procedimentos feitos com rotina podem também melhorar ou reduzir as bactérias na boca de um cão ou gatos. Nos procedimentos de rotina incluímos o escovar com regularidade os dentes dos seus companheiros ou oferecer soluções que existem no mercado para promover uma auto-limpeza. Estas soluções incluem por exemplo alguns objetos utilizados para brincadeira ou enriquecimento ambiental. Relativamente aos alimentos realçamos por exemplo as: cenouras, óleo de côco (contém propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas); o limão; a menta; o vinagre de maçã, o iogurte e os probióticos.

Saber mais sobre saúde oral.

Consulte regularmente o seu veterinário para avaliar a saúde oral do seu animal de estimação.

marcação consulta