Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

HORÁRIO

Segunda a Sexta 9h - 21h|Sábado 10h - 20h|Domingo e feriados 24h|Visitas aos Pacientes Segunda a Sábado 11h - 12h30 e 16h - 18h

Odontologia

Odontologia

marcar consulta

Odontologia

A odontologia veterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de animais. 

Principais doenças

As principais doenças odontológicas em cães e gatos são:
Doença periodontal: é a inflamação das gengivas, que pode levar à perda de osso e dentes. É causada pela acumulação de placa bacteriana na superfície dos dentes.
Cárie dentária: é a desmineralização do esmalte do dente, causada pela ação de bactérias. Pode causar dor, sensibilidade e infeção.
Abcesso dentário: é uma infeção bacteriana que se acumula no interior do dente ou ao redor dele. Pode causar dor, inchaço e febre.
Lesões traumáticas: podem ser causadas por brigas, acidentes ou quedas. Podem levar à fratura ou perda de dentes.
Quistos dentários: São bolsas cheias de líquido que se formam ao redor dos dentes. Podem causar dor e inchaço.

Causas

As principais causas das doenças odontológicas em cães e gatos são:
Alimentação inadequada: uma dieta rica em açúcares e carboidratos pode favorecer o desenvolvimento de placa bacteriana e cárie dentária.
Higiene oral inadequada ou ausente: uma boa higiene oral regular é essencial para remover a placa bacteriana e o tártaro, que são os principais fatores de risco para doenças odontológicas.
Maus hábitos alimentares: mastigar objetos duros, como ossos, pode causar lesões nos dentes.
Fatores genéticos: algumas raças de cães e gatos são mais propensas a desenvolver doenças odontológicas, como labradores, golden retrievers, shih tzus e gatos siameses.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas das doenças odontológicas em cães e gatos podem incluir:
Mau hálito: o mau hálito é um sinal comum de doenças odontológicas.
Sangue na saliva: sangue na saliva pode ser um sinal de gengivite ou periodontite.
Cheiro de comida na boca: o  cheiro de comida na boca pode ser um sinal de abcesso dentário.
Dor ao mastigar: a dor ao mastigar pode ser um sinal de doença periodontal, cárie dentária ou abcesso dentário.
Inchaço ao redor da boca: o inchaço ao redor da boca pode ser um sinal de abcesso dentário ou lesão traumática.
Dentes partidos ou ausentes: os dentes partidos ou a ausência de dentes podem ser um sinal de lesão traumática ou doença periodontal.

Prevenção

A melhor forma de prevenir doenças odontológicas em cães e gatos é através de uma boa higiene oral. A escovagem dos dentes deve ser feita pelo menos duas vezes por semana, com uma escova de dentes específica para animais e uma pasta de dentes para cães ou gatos. Além da escovagem, é importante oferecer ao animal uma dieta saudável e evitar que ele mastigue objetos duros.

Tratamento

O tratamento das doenças odontológicas em cães e gatos depende da gravidade da doença. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com uma limpeza dental e raspar o tártaro. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar cirurgia para extrair dentes, tratar abcessos ou remover quistos.

Conclusão

A saúde oral é essencial para o bem-estar geral dos animais. A prevenção e o tratamento precoce de doenças odontológicas podem ajudar a manter o seu animal saudável e feliz. 

Em caso de necessidade contacte a nossa equipa médico veterinária.  

 

Sugestão de artigos

Processionária ou Lagarta do Pinheiro

A processionária ou lagarta do pinheiro é o grande perigo do início do ano. Todos os tutores devem estar atentos à lagarta que infesta o pinheiro bravo.

2019-02-19

Ler mais

Dirofilariose

A Dirofilariose é uma doença provocada pelo parasita Dirofilaria Immitis, que é transmitido através da picada de um mosquito. Afeta maioritariamente cães, mas també...

2021-05-10

Ler mais

Como dar medicamentos a cão e gato

Quando se trata de medicar nossos amigos patudos, pode ser um desafio. Mas não precisa ser!

2024-04-27

Ler mais

Os gatos aterram sempre de pé?

Já todos ouvimos o ditado “os gatos caem sempre de pé”, mas será que há alguma verdade nisso? Os gatos têm um sistema de equilíbrio chamado de “reflexo de en...

2023-09-12

Ler mais

Gatos tricolores

É verdade que os gatos de três cores só podem ser fêmeas?

2022-06-21

Ler mais

Ecografia Veterinária

A ecografia é um método diagnóstico muito utilizado em medicina veterinária, que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassonicas de alta frequência para vermos,...

2022-07-16

Ler mais