Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

HORÁRIO

Segunda a Sexta 9h - 21h|Sábado 10h - 20h|Domingo e feriados 24h|Visitas aos Pacientes Segunda a Sábado 11h - 12h30 e 16h - 18h

Odontologia

Odontologia

marcar consulta

Odontologia

A odontologia veterinária é uma área da medicina veterinária que tem como objetivo identificar e tratar doenças na cavidade oral de animais. 

Principais doenças

As principais doenças odontológicas em cães e gatos são:
Doença periodontal: é a inflamação das gengivas, que pode levar à perda de osso e dentes. É causada pela acumulação de placa bacteriana na superfície dos dentes.
Cárie dentária: é a desmineralização do esmalte do dente, causada pela ação de bactérias. Pode causar dor, sensibilidade e infeção.
Abcesso dentário: é uma infeção bacteriana que se acumula no interior do dente ou ao redor dele. Pode causar dor, inchaço e febre.
Lesões traumáticas: podem ser causadas por brigas, acidentes ou quedas. Podem levar à fratura ou perda de dentes.
Quistos dentários: São bolsas cheias de líquido que se formam ao redor dos dentes. Podem causar dor e inchaço.

Causas

As principais causas das doenças odontológicas em cães e gatos são:
Alimentação inadequada: uma dieta rica em açúcares e carboidratos pode favorecer o desenvolvimento de placa bacteriana e cárie dentária.
Higiene oral inadequada ou ausente: uma boa higiene oral regular é essencial para remover a placa bacteriana e o tártaro, que são os principais fatores de risco para doenças odontológicas.
Maus hábitos alimentares: mastigar objetos duros, como ossos, pode causar lesões nos dentes.
Fatores genéticos: algumas raças de cães e gatos são mais propensas a desenvolver doenças odontológicas, como labradores, golden retrievers, shih tzus e gatos siameses.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas das doenças odontológicas em cães e gatos podem incluir:
Mau hálito: o mau hálito é um sinal comum de doenças odontológicas.
Sangue na saliva: sangue na saliva pode ser um sinal de gengivite ou periodontite.
Cheiro de comida na boca: o  cheiro de comida na boca pode ser um sinal de abcesso dentário.
Dor ao mastigar: a dor ao mastigar pode ser um sinal de doença periodontal, cárie dentária ou abcesso dentário.
Inchaço ao redor da boca: o inchaço ao redor da boca pode ser um sinal de abcesso dentário ou lesão traumática.
Dentes partidos ou ausentes: os dentes partidos ou a ausência de dentes podem ser um sinal de lesão traumática ou doença periodontal.

Prevenção

A melhor forma de prevenir doenças odontológicas em cães e gatos é através de uma boa higiene oral. A escovagem dos dentes deve ser feita pelo menos duas vezes por semana, com uma escova de dentes específica para animais e uma pasta de dentes para cães ou gatos. Além da escovagem, é importante oferecer ao animal uma dieta saudável e evitar que ele mastigue objetos duros.

Tratamento

O tratamento das doenças odontológicas em cães e gatos depende da gravidade da doença. Em alguns casos, o tratamento pode ser feito com uma limpeza dental e raspar o tártaro. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar cirurgia para extrair dentes, tratar abcessos ou remover quistos.

Conclusão

A saúde oral é essencial para o bem-estar geral dos animais. A prevenção e o tratamento precoce de doenças odontológicas podem ajudar a manter o seu animal saudável e feliz. 

Em caso de necessidade contacte a nossa equipa médico veterinária.  

 

Sugestão de artigos

Orquiectomia? O que é?

A orquiectomia é o procedimento cirúrgico para remoção de um ou dois testículos. Na medicina veterinária é mais comum a remoção de ambos os testículos, como for...

2021-09-20

Ler mais

Obstrução Urinária em Gatos - FAQs

As obstruções urinárias podem estar associadas à presença de cálculos urinários, obstrução das vias urinárias (nomeadamente ureteres e uretra) e inflamação da...

2021-11-18

Ler mais

Animais de estimação: Ajuda nossa saúde mental

Os cães têm um “efeito mágico ’’: como os animais de estimação podem melhorar nossa saúde mental em situações de pandemia. Os companheiros caninos desencade...

2020-04-15

Ler mais

Os perigos da Carraça ao seu cão ou gato

As carraças são um dos parasitas externos mais conhecidos, no entanto ainda surgem algumas dúvidas sobre quais as doenças que podem ser transmitidas; a real importân...

2019-03-15

Ler mais

Tumores Internos em Cães e Gatos

Os tumores internos em cães e gatos são crescimentos anormais de células que ocorrem dentro do corpo, que frequentemente afetam órgãos como fígado, baço, e rins. E...

2024-06-06

Ler mais

Parasitas? NÃO!

A desparasitação é importante para que os animais vivam saudáveis. Desta forma, evita-se que parasitas como pulgas e carraças se alojem nos animais e garante-se que ...

2024-02-01

Ler mais