Desparasitação Externa em Cães e Gatos

 
Desparasitação Externa em Cães e Gatos

Desparasitação Externa em Cães e Gatos

2024-02-16

Parasitas externos em cães e gatos

Os parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos, ácaros…) alojam-se no exterior do animal, andam sob a sua pele, alimentam-se do seu sangue e podem provocar comichão, queda de pelo e pele irritada. A sua transmissão é feita por contacto direto com os parasitas ou com animais infetados e além de uma infestação, podem provocar doenças mais graves como anemias. 

Desparasitação externa em cães e gatos

A desparasitação externa é própria para pulgas, carraças, mosquitos, moscas, ácaros e piolhos – inicia-se também junto com a primeira vacina, devendo ser repetida mensalmente, durante toda a vida do animal.
Ao desparasitar o seu animal está a contribuir também para a sua saúde, já que alguns parasitas podem ser transmitidos ao homem.
O risco de transmissão é maior para as crianças e pessoas adultas com deficiência a nível do sistema imunitário.
Estes parasitas multiplicam-se tão rapidamente que a não prevenção facilmente resulta numa infestação. Pense, por exemplo, que uma pulga fêmea adulta coloca cerca de 50 ovos por dia!
Se tiver vários animais em casa é fundamental que desparasite todos em simultâneo.

Como desparasitar externamente um cão ou gato?

Para a desparasitação externa para cães e gatos utilizam-se:
    • Sprays:  Utilizam-se sobretudo para cachorros. Existem tanto para prevenir como para animais infetados. 
    • Coleiras: São fáceis de colocar, cómodas de usar e costumam ter uma duração longa, segundo o tamanho do cão entre 4 e 8 meses (a duração depende mais do tipo de produto e como esteja formulado, as coleiras que se utilizam mais comummente têm uma duração de entre 6 a 9 meses, em função da marca). 
    • Pipetas: As pipetas têm um aplicador para verter uma loção sobre a pele do animal de estimação.  A sua duração é de 1 mês aproximadamente. No nosso hospital utilizamos o Bravecto para cães e gatos.

             bravecto cão   bravecto gato

A melhor combinação para os parasitas externos:
    • Épocas de calor: Coleiras ou Pipetas + produtos específicos em comprimidos
  • Restantes épocas do ano: Só comprimidos. Embora com a subida de temperaturas generalizada seja aconselhável manter a coleira todo o ano.

Deverá sempre seguir o plano de desparasitação do seu cão ou plano de desparasitação do seu gato que o médico veterinário aconselhou, para os manter saudáveis a eles e a si também.

                                 banner marcação consulta