Dermatologia

Medicina Veterinária

Dermatologia

Dermatologia em Cães e Gatos

A pele é o maior órgão do corpo e, por isso, está mais exposta a agressões do ambiente e de estímulos internos e externos. Os problemas dermatológicos são, portanto, muito comuns em cães e gatos. As patologias da pele são uma das principais causas de consulta veterinária.

Causas

As causas mais comuns de problemas dermatológicos e visitas ao veterinário em cães e gatos incluem:

Infeções: estas podem ser causadas por fungos, bactérias ou parasitas.

Alergias: alimentares, ambientais ou a picadas de insetos.

Doenças endócrinas: como hiperadrenocorticismo, hipotireoidismo e diabetes mellitus.

Doenças autoimunes: como lúpus eritematoso sistêmico e pênfigo foliáceo.

Alergia a medicamentos.

Irritações por produtos químicos ou cosméticos.

Traumas.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas de problemas dermatológicos em cães e gatos podem variar de acordo com a causa, mas incluem:

Prurido (coceira)

Queda de pelo

Erupções cutâneas

Lesões

Pele seca ou escamosa

Pele vermelha ou inflamada

Odores desagradáveis

Prevenção

A melhor maneira de prevenir problemas dermatológicos em cães e gatos é manter uma boa higiene e cuidados com a pele. Algumas dicas incluem:

Banhos regulares com shampoos adequados.

Escovar diariamente para remover pelos mortos e sujo.

Controle de parasitas, como pulgas, carraça e vermes.

Segui uma alimentação saudável e balanceada.

Evitar exposição a produtos químicos e cosméticos irritantes.

Tratamento

O tratamento de problemas dermatológicos em cães e gatos depende da causa do problema. Nalguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos, como antibióticos, antifúngicos ou antialérgicos. Em outros casos, pode ser necessário a mudanças da dieta ou o controle do ambiente do animal.

Conclusão

Os problemas dermatológicos são comuns em cães e gatos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para o bem-estar do seu animal. Em caso de necessidade contacte a nossa equipe médico veterinária.

MARCAR

 

Serviços Veterinários

O Hospital Veterinário ANIMALcare tem à sua disposição os serviços veterinários de rotinas como consultas, clínica geral, vacinações, desparasitações, urgências e internamento 24 horas. Para além disso tem serviços de especialidades: acupunctura, análises clínicas, cardiologia, cirurgia, comportamento, dermatologia, exames complementares de diagnóstico, ecografia, fisioterapia, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, medicina Interna, neurologia, nutrição, transfusões. Estes serviços são complementados por serviços de bem-estar animal como os banhos, tosquias e hotel.

Urgências Veterinárias 24 horas

O seu animal de companhia precisa de ser atendido de urgência? O serviço de emergências do Hospital Veterinário ANIMALcare em Matosinhos / Porto está aberto 24 horas 365 dias ao ano. O serviço veterinário é garantido com a presença de um Médico Veterinário e um enfermeiro veterinário em permanência nas nossas instalações para garantir um serviço contínuo e rápido nas situações de emergência veterinária que se podem colocar ao seu cão, gato, coelho ou exótico