Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

HORÁRIO

Segunda a Sexta 9h - 21h|Sábado 10h - 20h|Domingo e feriados 24h|Visitas aos Pacientes Segunda a Sábado 11h - 12h30 e 16h - 18h

Vacinas e Desparasitações

Vacinas e Desparasitações

marcar consulta

Vacinas e Desparasitações

As vacinas são medicamentos que ajudam a proteger os animais de doenças infecciosas. Elas funcionam estimulando o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos contra a doença.
As vacinas são importantes para a saúde de todos os animais, incluindo cães, gatos, animais exóticos e animais de produção. Elas ajudam a prevenir doenças graves que podem causar dor, sofrimento e até morte.

Tipos de vacinas

Existem dois tipos principais de vacinas: vacinas vivas e vacinas mortas.
Vacinas vivas: contêm uma forma enfraquecida ou inativa do agente infeccioso. Essas vacinas ajudam o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos contra a doença, mas não causam a doença em si.
Vacinas mortas: contêm o agente infeccioso morto ou inativo. Essas vacinas também ajudam o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos contra a doença, mas não causam a doença em si.

Calendário de vacinação

O calendário de vacinação varia de acordo com a espécie e a idade do animal. É importante consultar um veterinário para obter um calendário de vacinação específico para o seu animal de estimação.

Desparasitações

Os parasitas são organismos que vivem nos animais e causam doenças. Os principais parasitas que afetam os animais incluem vermes, pulgas, carraças e protozoários.
A desparasitação é importante para a saúde de todos os animais. Ela ajuda a prevenir doenças, desconforto e até morte.

Tipos de desparasitações

Existem dois tipos principais de desparasitações: desparasitação interna e desparasitação externa.
Desparasitação interna: é usada para controlar vermes internos, como vermes redondos, vermes chatos e protozoários.
Desparasitação externa: é usada para controlar parasitas externos, como pulgas, carraças e mosquitos.

Frequência de desparasitações

A frequência de desparasitações varia de acordo com a espécie e a idade do animal. É importante consultar um veterinário para obter informações sobre a frequência de desparasitações específica para o seu animal de estimação.

Conclusão

As vacinas e desparasitações são importantes para a saúde de todos os animais. Elas ajudam a prevenir doenças graves que podem causar dor, sofrimento e até morte.

É importante manter seu animal de estimação atualizado com as vacinas e desparasitações recomendadas pelo seu veterinário. Contacte a nossa equipa, caso necessite. 

 

Sugestão de artigos

Cães perigosos e potencialmente perigosos

Saiba a definição de cães perigosos ou potencialmente perigosos segundo a legislação.

2023-02-28

Ler mais

Acupuntura Veterinária

A acupuntura é uma técnica terapêutica que beneficia as pessoas e também os seus pets.

2022-06-25

Ler mais

Gatos à Janela

A Cirurgia torácica permite intervir em doenças e procedimentos como: cancro do pulmão e metástases pulmonares; enfisema pulmonar; fibrose pulmonar e quística; derra...

2021-03-29

Ler mais

Benuron e Brufen

O Benuron e o Brufen são anti-inflamatórios e analgésicos usados frequentemente na medicina humana, contudo estão contraindicados para os nossos animais.

2021-07-10

Ler mais

Deve ou não esterilizar castrar o seu coelho?

Os coelhos são hoje o terceiro animal de estimação mais comum. Este artigo tenta responder à questão se devemos ou não esterilizar e castrar os nossos coelhos de es...

2020-09-15

Ler mais

Cachorros adoram passar feriados fora de casa

É o que garante uma pesquisa feita por cientistas britânicos. Eles avaliaram indicadores de estresse de 29 cães enquanto passavam um tempo em um canil e em casa. Nos d...

2019-12-03

Ler mais