Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

HORÁRIO

Segunda a Sexta 9h - 21h|Sábado 10h - 20h|Domingo e feriados 24h|Visitas aos Pacientes Segunda a Sábado 11h - 12h30 e 16h - 18h

Gastroenterologia

Gastroenterologia

marcar consulta

Gastroenterologia em cães e gatos

Gastroenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo, que inclui o esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, bem como o pâncreas, fígado e vesícula biliar. 
Vómitos, diarreia e dificuldades em defecar são sintomas gastrointestinais comuns em cães e gatos de todas as faixas etárias. Essas alterações podem ser causadas por uma variedade de fatores, desde infeções até alergias alimentares.  As situações de vómito são umas das principais razões da consulta e visita ao médico veterinário em animais de companhia.

Causas

As causas mais comuns de problemas gastrointestinais e visitas ao veterinário em cães e gatos incluem: 
Infeções: virais, bacterianas ou parasitárias
Alergias alimentares
Intolerâncias alimentares
Doenças inflamatórias intestinais
Doenças metabólicas
Doenças sistémicas

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas de problemas gastrointestinais em animais de companhia (cães e gatos) podem variar de acordo com a causa, mas incluem: 
Vómitos
Diarreia
Obstipação
Dor abdominal
Perda de apetite
Perda de peso

Prevenção

Para prevenir doenças gastrointestinais em cães e gatos deve seguir estas dicas:
Alimentação adequada: ofereça ao seu animal de estimação uma dieta equilibrada e de alta qualidade que atenda às suas necessidades nutricionais. Evite alimentos crus ou mal cozidos.
Hidratação adequada: certifique-se de que seu animal de estimação tem acesso a água fresca e limpa o tempo todo.
Vacinação e desparaistações: mantenha seu animal de companhia com as vacinas atualizadas e as desparasitações recomendadas pelo seu veterinário. Isso ajudará a protegê-lo de doenças infecciosas.
Controle de parasitas: verifique regularmente o sue cão ou gato para detetar parasitas, como pulgas, carraças e vermes.
Cuidados com o ambiente: mantenha o ambiente do seu animal de companhia limpo e livre de contaminantes, como fezes de animais selvagens ou lixo.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa do problema. Em alguns casos, a alteração é autolimitante e não requer tratamento específico. Em outros casos, pode ser necessário o uso de medicamentos, soros, dietas especiais ou cirurgia. 

Conclusão

Os sintomas gastrointestinais podem ser um sinal de um problema grave. Em caso de necessidade contacte a nossa equipa médico veterinária. Não deixe avançar situações de vómito ou diarreias persistentes porque algumas situações simples podem agravar para problemas mais complexos.

 

Sugestão de artigos

OVH em Cadelas

A castração de cadelas por meio de ovariohistectomia (OVH) é um dos procedimentos mais frequentes na rotina cirúrgica em medicina veterinária. A sua realização vis...

2021-09-20

Ler mais

Dia Mundial dos Animais de Rua

No dia 4 de abril celebra-se o Dia Mundial dos Animais de Rua.

2023-04-04

Ler mais

Ecografia Veterinária

A ecografia é um método diagnóstico muito utilizado em medicina veterinária, que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassonicas de alta frequência para vermos,...

2022-07-16

Ler mais

Plano de Vacinação para Cão

Sabe qual o plano de vacinação que o seu cão deveria seguir? Descubra neste artigo essa e outras informações relacionadas com a vacinação em cães.

2024-01-05

Ler mais

Cães perigosos e potencialmente perigosos

Saiba a definição de cães perigosos ou potencialmente perigosos segundo a legislação.

2023-02-28

Ler mais

OVH nas Gatas

Se tem uma gata e deseja evitar que ela engravide, é importante castrá-la. A castração é um procedimento cirúrgico simples que remove os ovários e o útero da gata...

2021-09-20

Ler mais