Piómetra

 
Piómetra

Piómetra

2021-10-06

O que é a Piómetra?

Piómetra é uma infeção uterina causada por bactérias, comum em cadelas e gatas não esterilizadas. As piómetras podem ser classificadas como: 
- abertas: quando o cérvix está aberto, por onde saem as secreções uterinas.
- fechadas: quando o cérvix está obstruído, as secreções ficam acumuladas no útero. Esta é a forma mais grave, pois o tutor não nota o pus, e o atendimento do animal, em geral, é tardio.

A piometra é uma situação de emergência que pode colocar a vida do animal em risco e, por isso, deve ser tratada o quanto antes.

Sinais e sintomas da Piómetra

Os sinais clínicos de uma fêmea com piómetra são inespecíficos, podendo haver: perda de peso, falta de apetite, febre, prostração, aumento do consumo de água e da produção de urinavómitos, diarreia, distensão abdominal e por vezes, secreções vaginais purulentas ou sanguinolentas. 

Causas desta infeção

A piometra é causada por bactérias que habitam a região próxima à vagina. Estas bactérias ascendem para o útero através da cérvix, que fica um pouco dilatada na época do cio.

                                           gato doente no colo

Tratamento da Piómetra

O tratamento da piometra em cadelas, assim como nas gatas, pode ser medicamentoso ou cirúrgico, sendo este mais indicado. Isto porque tem pronta resolução da doença e pouca possibilidade de reincidência.

A cirurgia é a mesma da castração, e os ovários e o útero são removidos. No entanto, a cirurgia oferece mais riscos do que a castração eletiva, pois a fêmea apresenta-se doente e com a possibilidade de septicemia. Antes da cirurgia, o animal deve ser internado, estabilizado e, se necessário, receber fluidoterapia intravenosa, analgesia e antibioterapia. 

Já o tratamento medicamentoso é indicado para aquelas fêmeas que são reprodutoras e cujo tutor deseja que continuem a procriar. Este tratamento não garante a cura, e a castração pode ser necessária.

                                            gato no veterinário

Prevenção da Piómetra

O único método de prevenção realmente eficaz é a esterilização das fêmeas a partir dos seis meses de idade, ou logo após o primeiro cio. Contudo, a não administração de medicamentos abortivos e da pílula reduz a probabilidade do surgimento da patologia.

                                      banner marcação consulta