Blog

Conheça as últimas novidades

 
Benuron e Brufen

Benuron e Brufen

2021-07-10

O Benuron e o Brufen são anti-inflamatórios e analgésicos usados frequentemente na medicina humana, contudo estão contraindicados para os nossos animais.

Ambos os medicamentos apresentam uma pequena margem de segurança em cães e gatos, isto é, a dose terapêutica é muito próxima da dose tóxica, o que resulta na intoxicação. A sua administração assume maior gravidade nos gatos em consequência de uma deficiência enzimática ao nível do fígado que dificulta o metabolismo e excreção destes fármacos. Alguns sinais clínicos da intoxicação por paracetamol ou brufen são depressão, anorexia, vómito, diarreia, fraqueza muscular, incoordenação, taquipneia, taquicardia, hipersalivação, hipotermia, coloração das mucosas alterada (pálidas, ictéricas ou cianóticas) e edema facial e das extremidades. O quadro clínico complica-se muitas vezes com insuficiência hepática ou renal e anemia severa, o que pode ser fatal.


Assim, é importante que se informe com o médico veterinário antes de administrar qualquer medicamento ao seu animal para que ele lhe indique um tratamento seguro e eficaz.

Se quiser marcar a sua consulta, pode fazê-lo aqui