A doença renal crónica do gato

 
A doença renal crónica do gato

A doença renal crónica do gato

2020-10-13

A doença renal crónica (DRC) afeta cerca de 1% a 3% de todos os gatos. Esta é uma importante causa de mortalidade em gatos que se desenvolve ao longo de um período de meses ou anos. 

O dano renal associado à doença renal crónica (DRC) é progressivo e irreversível, embora alguns gatos com DRC tenham concentrações de creatinina sérica estáveis por meses ou mesmo anos.

O diagnóstico médico veterinário precoce de DRC, seguido de um tratamento e acompanhamento adequado, podem resultar numa maior esperança média de vida do seu gato.
Uma das maiores evidências cientificas são que as dietas especializadas podem retardar a progressão das DRC.

A correta ingestão de água é também de extrema importância em todos os pacientes renais. A poliúria (aumento do volume de urina) pode levar rapidamente à desidratação. Vómitos frequentes e crises de anorexia contribuem também para uma desidratação nestes pacientes muito mais rapidamente do que em gatos saudáveis.
Uma alimentação que englobe dietas enlatadas com alto teor de humidade (> 75% na base do alimento) e a correta higienização diária das tigelas de água pode estimular o consumo de água. Fontes de água acessíveis podem ser um elemento de extrema eficácia para gatos que gostem de beber água corrente, assim como a disposição de várias tigelas de água por toda a casa podem trazer grandes benefícios.
Mantenha-se atento ao seu animal e não hesite em marcar uma consulta com o médico veterinário para qualquer esclarecimento ou acompanhamento! A DRC pode ser facilmente diagnosticada nas análises de rotina que se devem fazer nos animais mais velhos por rotina. O nosso hospital veterinário está aberto 24 para o informar e tratar do se melhor amigo.

                                 banner marcação consulta