Blog

Conheça as últimas novidades

 

 
Saúde Oral nos Animais de estimação?

Saúde Oral nos Animais de estimação?

2020-11-19

Consegue saber a idade de um cão ou gato pelos dentes?

Felizmente, uma visão da boca do seu animal de estimação, gato ou cão, pode ajudá-lo a definir uma faixa etária geral. Os incisivos, dentes pontiagudos usados para rasgar a comida em pedaços pequenos, geralmente aparecem entre as duas a quatro semanas de idade para gatos e entre as quatro a seis semanas para cães. Não podemos garantir a idade correta, mas prever um intervalo de semanas. 

 

Porque o meu cão ou gato está a perder os dentes?

Na maioria das vezes, quando um animal de estimação adulto perde um dente, é devido a uma doença periodontal significativa. Frequentemente, há outros dentes soltos ou doentes que podem causar desconforto ao seu animal de estimação. A doença periodontal é muito comum nos animais de estimação e pode afetar significativamente sua qualidade de vida. Não é raro que durante o procedimento de extração e limpeza dos dentes o seu veterinário seja obrigado a retirar mais dentes. Isso deve ser feito para evitar futuros problemas. Siga as instruções do seu veterinário cuidadosamente quando se trata de dar medicamentos para o controle da dor do seu companheiro. 

 

Dentes em más condições em cães e gatos podem causar problemas e dor?

Algumas das causas mais comuns de problemas e dor na boca de cães e gatos incluem gengivas infecionadas ou inchadas, dente partidos e acumulação de tártaro. No caso dos cães podem desenvolver-se cáries. Nesse sentido o seu veterinário deverá identificar a causa do problema e da dor oral do seu cão ou gato. Frequentemente, a falta de cuidado de saúde oral pode resultar em problemas de saúde mais graves, como infeções, perda de dentes e outros problemas sistêmicos. A boca é frequentemente o local de entrada de microrganismo para outros órgãos. Siga as instruções do seu veterinário cuidadosamente quando se trata de problemas de saúde oral dos seus companheiros porque estas situações podem ser agravadas e causar patologias mais graves.

 

Quais são os principais sinais de problemas dentários em cães e gatos?

Os principais sintomas de que seu cão ou gato pode ter doença periodontal ou outros problemas dentários são: deixar de comer ou dificuldade em comer; excesso de produção de saliva e baba; saída de descarga pelo nariz; inchaço sob os olhos; mau hálito; descoloração dos dentes; apresentação de tártaro; dentes partidos, soltos ou ausentes. 

 

 

O que posso fazer pelos dentes e qual é o melhor tratamento para a doença da gengiva do cão e gato?

Existem vários tratamentos para os dentes e doença da gengiva do cão e gato. Esses tratamentos são frequentemente mais simples quanto mais cedo é diagnosticado. Os tratamentos incluem, por exemplo: a lavagem ou escovar da boca para manter a saúde bucal de um cão em boa forma, o alívio da dor com anti-inflamatória, o recurso a antibióticos em caso de infeção e a limpeza dentária feita sob anestesia geral, chamada de Destartarização. São situações que devem ser avaliadas durante uma consulta veterinária.  O veterinário pode prescrever antibióticos e anti-inflamatórios não esteroides para tratar qualquer dor causada por infeção gengival. Contudo, frequentemente poderá ser necessário anestesiar o seu companheiro para um exame, limpezas ou ações corretivas mais cuidadosas. 

 

 

Pode um cão ou gato sobreviver sem dentes e cuidados devo ter para cães desdentados?

Um cão ou gato pode sobreviver sem dentes, estas situações podem ser geridas através de alterações da alimentação. Quer o seu cão não tenha dentes ou tenha poucos dentes poderá assim levar uma vida normal. Contudo é essencial cuidar dos dentes remanescentes e das gengivas. Escovar regularmente os dentes continua a ser necessário e no caso de um animal completamente desdentado deverá escovar suas gengivas com regularidade.  Serão as suas ações, efetuadas por rotina, que permitem manter uma melhor qualidade de vida e um maior bem-estar animal do seu gato o cão. 

 

Com que idade os cães e gatos mais velhos começam a perder dentes?

A idade com que os cães e gatos mais velhos começam a perder dentes varia com o estilo de vida, hábitos alimentares e cuidados prestados durante a sua vida O desgaste e doenças gengivais são mais comuns quando seu cão ou gato tem entre 5 e 10 anos de idade. Contudo estas situações podem ser corrigidas, o que aumenta a esperança média de vida dos seus animais. Animais de estimação idosos podem eventualmente perder dentes devido a cáries ou doenças gengivais, e os seus dentes podem apresentar desgaste considerável. Só o veterinário é que pode prescrever medicações para tratar qualquer dor causada por infeção gengival ou outras situações dentárias. 

 

 

O que podemos fazer para eliminar ou reduzir as bactérias na boca de um cão ou gatos?

Existem várias alimentos e soluções naturais que podem ajudar a controlar o hálito dos seus animais de estimação. Para além disso alguns procedimentos feitos por rotina podem também melhorar ou reduzir as bactérias na boca de um cão ou gatos. Nos procedimentos de rotina incluímos o escovar com regularidade os dentes dos seus companheiros ou oferecer soluções que existem no mercado para promover uma auto-limpeza. Estas soluções incluem por exemplo alguns objetos utilizados para brincadeira ou enriquecimento ambiental. Relativamente aos alimentos realçamos por exemplo as: cenouras, óleo de coco (contém propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas); o limão; a menta; o vinagre de maçã, o iogurte e os probióticos.

 

Em caso de dúvidas contacte, o nosso hospital veterinário está aberto 24h para o informar e tratar do seu melhor amigo.

Consulte regularmente o seu veterinário para avaliar a saúde oral do seu animal de estimação.