As questões mais frequentes da esterilização ou castração

 
As questões mais frequentes da esterilização ou castração

As questões mais frequentes da esterilização ou castração

2020-09-14

A esterilização ou castração fará com que o animal de estimação fique acima do peso?

Não. A falta de exercício e de controlo sobre a quantidade de alimento e extras farão com que ele ganhe alguns quilos extras - não a castração.

Mas ele vai mudar o seu comportamento? Vai deixar de fazer asneiras?

A castração não é uma solução rápida para todos os problemas de comportamento. Embora castrar o seu animal de estimação, muitas vezes, reduza comportamentos indesejáveis causados por influência das hormonas, não há garantia de que o comportamento do seu cão mudará depois de castrado. Por exemplo, a cirurgia reduz a quantidade de testosterona, mas não elimina a hormona completamente; também não reduz os comportamentos que o animal aprendeu ou que se tornaram habituais. Os efeitos da castração são dependentes da personalidade deles, fisiologia e história individual do seu cão (assim como da educação e hábitos que os tutores passam).

Quando esterilizar ou neutralizar o meu animal de estimação?

Para cães, a idade recomendada é entre os seis e os nove meses. Também podem ser castrados quando adultos, embora haja um risco ligeiramente maior de complicações pós-operatórias (em animais, com excesso de peso ou com problemas de saúde, por exemplo). Quanto mais tarde for feita a castração, menor será o aproveitamento dos efeitos desejados com a mesma (correção de comportamentos de marcação de território, redução de agressividade e territorialidade do animal, cios recorrentes, etc…).

Nos gatos, de forma a evitar o início da pulverização de urina e eliminar a possibilidade de gravidez, é aconselhável fazer a cirurgia por volta dos seis meses de idade.

Embora não tão aconselhado, devido aos riscos acrescidos durante a cirurgia, é possível esterilizar uma gata enquanto ela está no cio.

A castração precoce, logo após o desenvolvimento completo dos órgãos sexuais, e antes do seu primeiro ciclo de cio é, do ponto de vista médico, a melhor opção.

                                   banner marcação consulta