Blog

Conheça as últimas novidades

 

 
Meu gato solta muito pelo o que fazer?

Meu gato solta muito pelo o que fazer?

2019-12-03

 perda de pelo em gatos pode ter diversos factores, mas de modo geral podem ser de origem infecciosa (como micoses), metabólica, ou secundaria a prurido ( coceira ). O prurido pode ter alguma origem alérgica, secundária à presença de ectoparasitas (pulgas, ácaros cutâneos) ou psicogênica.

No caso da perda de pelos de origem psicogênica, normalmente o gato realiza o arrancamento dos pelos através de lambedura excessiva, prurido excessivo ou arrancamento propriamente dito, com os dentes. Trata-se de um comportamento compulsivo e repetitivo, que serve como um “escape” do foco perturbador, que é o causador do estresse. Este comportamento também libera substâncias neuroquímicas (por ex, opioides endógenos) que aliviam a tensão e causam prazer. Por outro lado, o comportamento compulsivo pode causar lesões cutâneas, que levam a prurido, causando um ciclo vicioso. Além disso, o prurido com alguma outra causa de base (como por exemplo o prurido alérgico) leva a um aumento importante do estresse crônico e à ansiedade, o que aumenta o comportamento compulsivo.

Desta forma, quando o gato apresenta perda de pelos de origem psicogênica, o tratamento ideal envolve várias frentes, não só a utilização de medicamentos ansiolíticos, mas muitas vezes antialérgicos e outras medicações dependendo de cada caso e conforme a avaliação do médico veterinário.