Úlcera Indolente em cães

 
Úlcera Indolente em cães

Úlcera Indolente em cães

2021-01-26

Uma das lesões oftalmológicas mais comuns nos animais de companhia são as úlceras superficiais. Estas úlceras apresentam diferentes causas, no entanto, a maioria, responde ao tratamento ao fim de poucos dias. Quando estas úlceras superficiais não progressivas não respondem ao tratamento denominam-se de úlceras indolentes. 
Este problema é normalmente crónico e surge porque as células epiteliais adjacentes à lesão não se conseguem aderir à camada basal, o que leva a que haja um defeito contínuo. O Boxer é das raças mais afetadas, pelo que são conhecidos como "úlceras do Boxer". 
O teste de fluoresceína é uma ferramenta essencial no diagnóstico. Com esta técnica, podemos visualizar uma área difusa corada atrás desta camada de células mal unidas ao bordo epitelial.
Existem várias formas de tratamento, no entanto, a mais recente e eficaz é o desbridamento utilizando um aparelho que usa um diamante na sua constituição. Este aparelho remove as células da camada epitelial basal sem penetrar em profundidade no estroma da córnea. Esta técnica estimula um crescimento posterior de células com uma constituição anatómica favorável, eliminando assim o problema. Esta terapia é acompanhada da colocação de uma lente oftalmológica para garantir o processo de re-epitelização e promover conforto do olho do animal por evitar a exposição dos nervos da córnea.

O pós operatório demora cerca de 2 semanas.

Úlcera indolente antes da técnica
 

Úlcera curada 10 dias após o procedimento, com neovascularização.

O hospital veterinário da ANIMALcare desenvolve serviço de oftalmologia e atendimento veterinário 24 horas tendo como principais interessados os residentes em São Mamede de Infesta, Matosinhos, Maia e Porto. O hospital veterinário disponibiliza serviços de emergência veterinária, consultas e cirurgia de emergência que quanto mais cedo forem realizadas mais rápida será para recuperação do seu animal de companhia.

                              banner marcação consulta