OVARIOHISTERECTOMIA (OVH) CADELA
OVH em Cadelas
2021-09-20
OVH nas Cadelas
A castração de cadelas por meio de ovariohistectomia (OVH) é um dos procedimentos mais frequentes na rotina cirúrgica em medicina veterinária. A sua realização visa à esterilização destes animais para evitar a reprodução descontrolada ou tratar doenças uterinas e/ou ovarianas. É um procedimento simples e quase indolor.
Como vimos, a esterilização deve ser realizada antes do primeiro cio. Em cadelas a idade do primeiro cio pode variar consoante a raça do animal, raças de porte pequeno atingem a maturidade sexual mais cedo do que as raças de porte grande.
A OVH não deve ser realizada durante o cio uma vez que há um aumento da irrigação dos órgãos reprodutores e a probabilidade de hemorragia durante ou após a cirurgia é maior.
Quando deve a minha cadela realizar a OVH?
Idealmente a esterilização deve ser realizada quando o animal atinge a maturidade sexual. Existe uma variabilidade quanto à idade em que se atinge, no entanto raças de porte pequeno tendem a atingir a maturidade sexual mais cedo do que as raças de grande porte.
Em geral, a idade ideal é a partir dos 6 meses, para permitir que os órgãos sexuais se desenvolvam.
O que fazer antes da esterilização?
Antes da cirurgia deve ser feita uma consulta pré cirúrgica, de modo a avaliar o estado geral do animal e realizar análises necessárias para a realização do procedimento com maior segurança possível.
Qual o tempo de recuperação após a OVH?
A recuperação pós cirúrgica das cadelas jovens é rápida e fácil.
Entre os 7 e os 10 dias. após a cirurgia, os pontos são retirados, pelo que os animais podem fazer uma vida normal.
Os animais devem ainda usar um colar isabelino ou um body e ter alguma restrição ao exercício, nos primeiros dias, de modo a proteger o local de sutura.
Login / Registo