Otohematoma

 
Otohematoma

Otohematoma

2022-06-07

O otohematoma é uma formação de sangue e líquido inflamatório decorrentes de um processo hemorrágico, entre a cartilagem auricular e a pele, que faz inchar a orelha. Na maioria das vezes, é causada por agressão do pavilhão auricular.

Os cães e os gatos têm maior probabilidade, já que o ato de coçar a orelha frequentemente pode ocasionar lesões e traumas que favorecem o aparecimento do hematoma auricular.

Esta lesão pode estar relacionada com otites externas, principalmente em animais que têm casos de otites recorrentes. Quando o animal abana a cabeça ou coça a orelha, ocasiona a fratura da cartilagem e acontece o depósito de líquido inflamatório sob a pele, causando o otohematoma.

As outras causas de otohematoma incluem sarna auricular, síndrome sistémica ou trauma.

O tratamento do otohematoma pode ser cirúrgico, medicamentoso ou uma combinação dos dois e deve ser escolhido de acordo com cada caso.

As causas primárias devem ser tratadas em conjunto com o tratamento do otohematoma para diminuir as hipóteses de reincidência, principalmente quando o problema é causado por trauma originado pelo ato de coçar frequentemente a orelha, como acontece em animais com otite recorrente.

Caso o tutor perceba alguma formação na orelha deve procurar o médico veterinário para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Se não for tratado, o otohematoma provoca muita dor e pode ocasionar deformações do pavilhão auricular e fibroses.

                                         banner marcação consulta