Blog

Conheça as últimas novidades

 
Os perigos da Carraça ao seu cão ou gato

Os perigos da Carraça ao seu cão ou gato

2019-03-15

As carraças são um dos parasitas externos mais conhecidos, no entanto ainda surgem algumas dúvidas sobre quais as doenças que podem ser transmitidas; a real importância de protegermos os nossos animais delas; e como o fazer.

Este parasita pode transmitir doenças fatais ou crónicas ao seu cão ou gato. 

A mais comum é a Babesiose (comunmente apelidada de Febre da Carraça). Quando a carraça se está a alimentar do sangue do nosso companheiro, transmite-lhe um pequeno parasita que vai destruindo os glóbulos vermelhos do sangue. O animal vai ficando mais triste, poderá apresentar febre alta; fica mais abatido e sem força; e pode perder sangue pela urina.

Outra das patologias é a Erliquiose, que também provoca abatimento; febre, vómitos; anemia e perda de apetite.

Qualquer uma destas doenças deve ser diagnosticada o quanto antes de modo a evitar a sua evolução. Para ocorrer a transmissão de doenças é apenas necessário que a carraça permaneça no hospedeiro fixada cerca de 12 a 24 horas.

Apesar de existirem vacinas para algumas doenças transmitidas por este parasita, o ideal é sempre fazer a prevenção e proteger o seu companheiro através do uso de desparasitantes externos tópicos (pipetas ou coleiras) ou orais (comprimidos). Estes produtos têm um efeito repelente e/ou acaricida (elimina as carraças).

Devemos, ainda, ter em conta que a altura de maior propensão da existência de carraças, em Portugal, decorre entre os meses de Março e Setembro.

Em caso de dúvidas, contacte-nos!