2023-09-12
Os gatos têm um sistema de equilíbrio chamado de “reflexo de endireitamento”, que permite que eles se endireitem e caiam de pé. Mas, embora os gatos consigam geralmente pousar com a parte certa para cima, não é verdade que eles caiam sempre em pé. A altura da queda pode afetar a sua capacidade de pousar com segurança.
O aparelho vestibular dentro da orelha de um gato é usado para o equilíbrio e a orientação e isto permite que os gatos descubram rapidamente para que lado é para cima e que rodem a cabeça instantaneamente para que o corpo possa seguir. Independentemente da posição do corpo no momento em que perderam o equilíbrio, os gatos torcem-se no ar com o objetivo de pousar primeiro nas patas dianteiras, o que explica muitas das lesões pós-queda se localizarem na boca, dentes e mandíbula.
Os gatos desenvolvem o reflexo de endireitamento muito cedo e é visto pela primeira vez em gatinhos com 3 semanas de idade, e às 7 semanas já está totalmente desenvolvido.
Segundo um estudo feito em 1987, a altura da queda tem um grande papel para saber se o gato vai cair de pé. Após análise dos registos de quedas de gatos de diferentes andares, concluiu-se que gatos que caem entre 7 e 32 andares sofrem menos ferimentos do que aqueles que caem entre 2 e 6 andares.
Por que se sentem os gatos atraídos pelas alturas?
Login / Registo