Os Brinquedos na Ausência do Tutor

 
Os Brinquedos na Ausência do Tutor

Os Brinquedos na Ausência do Tutor

2023-09-19

Os cães e gatos são animais sociais e podem experienciar sentimentos de solidão ou ansiedade quando deixados sozinhos por longos períodos, como quando vamos trabalhar. A isto chama-se ansiedade por separação. É aqui que os brinquedos podem desempenhar um papel crucial. Fornecer uma variedade de brinquedos para o seu cão e gato quando o tutor está longe pode ajudá-lo a lidar com essa separação.

Os brinquedos fornecem estimulação mental, ajudando a manter a mente do seu companheiro ocupada e reduzindo os sentimentos de tédio ou ansiedade.

Brinquedos interativos ou quebra-cabeças podem ser particularmente eficazes, pois exigem que o seu animal de estimação descubra como chegar a uma guloseima ou outra recompensa. Brinquedos macios também podem proporcionar conforto, especialmente para cães e gatos mais jovens ou aqueles que preferem aconchegar-se. 

                        Foto filhote de cachorro bonito brincando com brinquedo mostrando seu lado lúdico

Tenha uma caixa onde arruma os brinquedos, não disponibilize todos ao mesmo tempo. A diversidade e ao mudar os brinquedos que deixa de fora para o seu amigo brincar antes de sair, pode ajudar a manter o interesse dele e tornar cada dia um pouco diferente. Saiba como escolher um bom brinquedo para o seu companheiro.

A interação com brinquedos aumenta a inteligência do seu animal e a facilidade de interagir consigo e com os restantes animais de estimação. 

Os sinais e sintomas mais frequentes da ansiedade por separação são:

  • Vocalização excessiva
  • Comportamento destrutivo
  • Demarcação exagerada de território através da urina
  • Fuga
  • Vómitos e hipersalivação

As feromonas são compostos naturalmente secretadas por animais, de modo que eles possam comunicar com os membros da mesma espécie. Durante a lactação, por exemplo, as cadelas secretam uma feromona da glândula mamária que tranquiliza as suas crias quando estão perto deles ou a amamentar. Da mesma forma, os gatos secretam feromonas faciais que depositam em lugares conhecidos a fim de marcar um território familiar e seguro.

                      Foto filhotes de golden retriever

Hoje em dia, muitos laboratórios conseguiram replicar essas feromonas desenvolvendo análogos sintéticos de várias feromonas naturais. Estes produtos ajudam o seu animal de estimação a sentir-se mais tranquilo e relaxado. Em dúvida, consulte o seu médico veterinário.

                                      banner marcação consulta