Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

Os Animais e os Doces (o chocolate, em particular)

 
Os animais e os doces o chocolate em particular – O que deve saber?

Os animais e os doces o chocolate em particular – O que deve saber?

2023-03-29

Alimentos com açúcar são considerados tóxicos e colocam o seu animal em perigo!

O chocolate não só é tóxico porque contém açúcar, mas também porque os seus compostos fazem dele um dos alimentos mais perigosos para os animais. Está bem documentado que o chocolate é altamente tóxico para os cães porque contém teobromina. A teobromina é um alcalóide da família das metilxantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína. É uma substância normalmente encontrada no fruto do cacao, e por isso este composto é normalmente encontrado no chocolate. A teobromina, tal como cafeína do café, é um estimulante que interrompe os processos metabólicos do seu cão. O chocolate preto e o chocolate de culinária são particularmente ricos em teobromina e, por isso, são ainda mais perigosos para os cães.
Ingerir chocolate pode causar vómitos e diarreias nos cães, assim como hiperatividade, tremores, aumento de frequência cardíaca, convulsões e até a morte. Infelizmente, não há forma de determinar a quantidade de chocolate tóxica para cada situação em virtude da capacidade metabólica de cada animal ser única.

O meu animal ingeriu chocolate – O que fazer?

Caso o seu animal tenha ingerido chocolate contacte de imediato o seu Médico Veterinário e, se possível, induza ao vómito de acordo com as indicações médicas. Induzir o vómito numa fase inicial, proporcionará ao seu cão uma melhor hipótese de evitar complicações graves e até potencialmente fatais a longo prazo, pelo é importante que seja visto por um médico veterinário o mais rapidamente possível. Se o seu cão começar a demonstrar algum dos sintomas antes descritos, o seu médico veterinário deverá fazer tratamentos, que podem variar desde a administração de fluídos intravenosos a medicamentos para controle das convulsões.

                                         banner marcação consulta