O que se passa com os gatos? Todos a atirar-se das janelas...

 
O que se passa com os gatos? Todos a atirar-se das janelas...

O que se passa com os gatos? Todos a atirar-se das janelas...

2023-09-12

Os nossos amigos felinos são bem conhecidos pelas suas acrobacias e proezas ousadas, o que pode ser muito engraçado em vídeos, mas causa muita preocupação para tutores que vivem em apartamentos.

Apesar dos riscos, muitos gatos são atraídos por pontos altos que consigam alcançar. Esta atração pelas alturas vem dos seus antepassados selvagens, que procuravam árvores altas, tanto para caçarem as suas presas como para se protegerem de predadores.

Por esta razão, os nossos gatos domésticos são naturalmente atraídos por janelas e varandas e não hesitam em caminhar ao longo de bordas ou tentar equilibrar-se no corrimão.

As quedas mais graves, no entanto, ocorrem em varandas ou em janelas muito altas. Os gatos podem ver-se envolvidos numa perseguição de um pássaro e, distraídos, saltam. O que acontece também frequentemente é assustarem-se com o tutor que se alarma ao ver o ser amigo em perigo.

                                                            

Apesar da reputação dos nossos amigos felinos aterrarem sempre em pé, estas quedas podem resultar em ferimentos graves ou morte.

Devido à comodidade que os nossos gatos têm, a sua massa corporal é superior à dos seus antepassados, isto reflete-se na sua agilidade e velocidade, o que resulta numa maior gravidade dessas quedas.

Dependendo da altura de onde caem, bem como dos perigos que encontram na descida, os gatos que perdem o equilíbrio nas varandas podem ter:

- membros lesionados ou partidos

- dentes partidos

- lesões internas

- pulmões perfurados

- lesões na face e/ou mandíbula

Esta semana, três gatinhos visitaram o nosso hospital por se terem atirado de diferentes andares (2º, 3º e 4º). Há alguns cuidados que podemos ter em casa para evitar estes desastres, como não deixar os gatos empoleirarem-se nas janelas ou vaguear sozinhos nas varandas, colocar uma rede nas janelas que permita ao gato apreciar a paisagem e receber ar fresco sem correr perigos ou investir numa trela para que o seu gatinho possa explorar a varanda à vontade.

 

Saiba mais sobre estas quedas.