Marcações e serviços urgentes 24h 365 dias

Gatas no cio

 
Gatas no cio

Gatas no cio

2023-02-02

O que é o cio?

O cio é o período do ciclo sexual dos animais, em que se reproduzem. Dependendo da espécie, as manifestações de cio, duração do cio e o comportamento associado podem ser distintas. A gata no cio apresenta comportamento de cio e encontra-se recetiva ao macho. O cio da gata pode ocorrer várias vezes durante o ano

Este é um período em que criadores permitem o cruzamento com machos. Já para os tutores, pode ser um período de stress ao lidar com o comportamento de cio, a possibilidade de uma ninhada indesejada e o sofrimento da sua gata.

Sinais de cio numa gata

As gatas são animais poliéstricos estacionais, o que significa que têm vários ciclos reprodutivos por ano, mas apenas em determinadas épocas do ano. No hemisfério Norte, o cio das gatas ocorre geralmente entre janeiro e agosto, com um pico de atividade entre março e junho. No hemisfério Sul, o cio ocorre entre julho e abril.

O gato é um animal solitário, que na natureza se encontraria disperso por grandes áreas de território. Por esse motivo, as fêmeas recetivas têm que emitir sinais claros para atrair machos, que se traduzem em miados altos e inconsoláveis. Contudo, existem outros sinais, como a gata estar intranquila, roçar-se nos objectos, pessoas e animais, rebolar-se incansavelmente e colocar-se na posição de cópula (posição agachada, com o quarto traseiro levantado e a cauda de lado, expondo os genitais). 

                                       gatas no cio sinais

Fevereiro, o mês do começo do cio nas gatas

O começo do cio pode ser influenciado por fatores como a idade, o peso, tipo de pêlo, presença ou não de machos e, principalmente, o fotoperíodo. O fotoperíodo, ou seja, a duração do dia, é o principal fator que regula o cio das gatas. Quando a duração do dia aumenta, a produção de melatonina, uma hormona que inibe a atividade reprodutiva, diminui. Como resultado, as gatas entram no cio. Esta situação pode arrastar-se até à primavera. Em Portugal, fevereiro é o mês que marca o início do cio nas gatas.

Duração do cio nas gatas

O cio não faz parte de um ciclo regular e, por isso, a duração e intervalos mudam de acordo com o ambiente onde os animais se encontram. O cio é interrompido após o acasalamento, razão pela qual as gatas isoladas e sem contacto com os  machos não param o cio.

As gatas começam a entrar no cio por volta dos 5-6 meses de idade. O cio dura em média de 5 a 7 dias, mas pode variar de gata para gata. Se a gata não for fecundada, ela entrará em anestro, um período de inatividade reprodutiva que dura até que o fotoperíodo volte a aumentar.

Existem alguns fatores que podem afetar o fotoperíodo e, consequentemente, o cio das gatas. Por exemplo, gatas que vivem em ambientes fechados, com luz artificial constante, podem entrar no cio durante todo o ano.

                                           gatos abraçados

Como terminar com o sofrimento das gatas durante o cio?

Embora a simulação do coito artificial possa resolver esta situação temporariamente, a melhor solução é a castração. A castração no caso das fêmeas remove os ovários e o útero. Esta cirurgia elimina a possibilidade de ninhadas indesejadas, reduz a agressividade de origem hormonal, diminui a probabilidade de desenvolvimento de tumores mamários, exclui a possibilidade de desenvolvimento de piómetra (infeção no útero) e acaba com o sofrimento das gatas nessas alturas de cio. 

A utilização de contracetivos não é aconselhada no nosso hospital visto aumentar a incidência de tumores mamários e infeções do útero.

                                banner marcação consulta