Colocação de Microchip em Animais de Estimação

 
Colocação de Microchip em Animais de Estimação

Colocação de Microchip em Animais de Estimação

2020-11-23

O QUE É UM MICROCHIP?

O microchip dos animais de estimação (Cão, Gato, Furão) é um pequeno dispositivo estéril, colocado à semelhança da administração de uma injeção na região subcutânea, do lado esquerdo do animal.  Como se encontra debaixo da pele é impossível sair ou perder-se, sendo assim um ato único na vida do animal.

A colocação do microchip no animal é um acto médico que compete exclusivamente ao Médico Veterinário.

A cada microchip está associado um código numérico único que, aquando do seu registo, é complementado com os dados do tutor num sistema informático próprio. Hoje em dia, tudo fica registado no SIAC, uma única base de dados para os centros de atendimento médico veterinário públicos e privados, gerido pela DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária). Após o registo, todos os tutores devem informar o seu CAMV quando existe alguma alteração de morada ou de contacto, de forma a que sempre esteja actualizada esta informação.

QUAL A FINALIDADE DO MICROCHIP?

O microchip serve para identificar os animais, prevenindo que se percam e ajudar a contrariar o abandono, promovendo uma adopção responsável. 

No caso de um animal ser encontrado na rua e ser levado a uma clínica, hospital Veterinário ou a um Canil Municipal, é passado um leitor próprio para ler este dispositivo tão pequeno. Após isto, com a ajuda da plataforma SIAC, são identificados os tutores e contactados na mesma hora. 

Infelizmente o microchip não tem função de GPS, portanto não permite a geolocalização do seu companheiro em tempo real. 

MICROCHIP EM CÃES

Em Portugal, de acordo com o DL número 313/2003 de 17 de dezembro, e da Portaria 422/2004, de 24 de abril, o microchip para cães é obrigatório para todos os cães de companhia nascidos a partir de 1 de julho de 2008 e deve ser aplicado entre os terceiro e o sexto mês de idade.

MICROCHIP EM GATOS

Desde o dia 25 de Outubro de 2019 foi definido a obrigatoriedade de uso da identificação eletrónica dos gatos até 120 dias após o nascimento. Esta lei alargou a obrigatoriedade do microchip que já existia nos cães para todos os gatos presentes em território nacional.

QUAL O VALOR PARA IMPLANTAR UM MICROCHIP?

O valor do microchip pode ser variável de acordo com o modelo que é utilizado. No nosso Hospital Veterinário, utilizamos microchips da marca ALLFLEX, compatível com Leitores de Microchip Universal, com o objetivo de facilitar a identificação do microchip em qualquer lado. O leitor é capaz de ler, facilmente, o sinal emitido pelo microchip no tecido subcutâneo dos animais.

 

Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira saber o valor da colocação do microchip no nosso hospital, entre em contato conosco.

                                  banner marcação consulta